Festival Aqui Acolá

ir para conteudo

Literatura

'A Ciência na Poesia e a Poesia na Ciência' com Carlos Fiolhais e Luísa Paolinelli

Literatura_Carlos_Fiolhaisa_Aqui_Acola

18 de Maio | 11h00 | Centro Cultural John dos Passos

A relação entre ciência e poesia é mais rica do que normalmente se pensa. Se por um lado há em numerosos poemas marcas fortes da presença da ciência, por outro há na investigação científica impulsos criativos com grandes semelhanças aos da poesia.

“A ciência é um indispensável meio para a compreensão do mundo. Mas a poesia permite dizer coisas que a linguagem da ciência não consegue dizer”. O Professor Doutor Carlos Fiolhais explora o tema, dando conta, em especial, da relação entre ciência e poesia na obra do professor de Físico-Química Rómulo de Carvalho, que foi também poeta sob o nome de António Gedeão.”

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa, em 1956, é doutorado em Física pela Universidade de Frankfurt e professor na Universidade de Coimbra. É autor de 140 artigos científicos e dos livros “Física Divertida”, “Nova Física Divertida” e “Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência”, todos editados na Gradiva. É ainda autor de mais de 60 livros pedagógicos e de divulgação científica e de numerosos artigos científicos, pedagógicos e de divulgação.

O Professor Fiolhais dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e dirige hoje o Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Dirige ainda a área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o prémio Rómulo de Carvalho, o Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique.

Luísa Paolinelli é doutorada em Letras na área da Literatura Comparada e é docente da Universidade da Madeira. É membro do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, e coordenadora do Polo CLEPUL/Universidade da Madeira.

'Lançamento do livro «José Varella e a Crónica Satírica dos ‘desmandos do poder’» de Ângela Varela e editado pela Imprensa Académica

livro_Ângela Varela

20 de Maio | 16h30 | Centro Cultural John dos Passos

O Capitão-Médico José Varella (1874-1937) foi uma figura ilustre da Ponta do Sol durante a Primeira República. Logo em 1911, foi ele o mentor do Programa do Centro Republicano Democrático da Madeira e, mais tarde, Senador, eleito pelo Partido Republicano Liberal (1921), e Governador Civil do Funchal (1924-25). Mas destacou-se sobretudo pela força satírica e literária da sua crónica política, como redator dos jornais do referido Centro Republicano e dos da Ponta do Sol, Vila onde a atividade cultural era bastante intensa. Aqui, colaborou nos periódicos A Época (1912-1913) e A União (1918-1919), de que era diretor o seu irmão mais velho, Dr. António do Monte Varela, Médico Municipal da Freguesia.

Como moderado, José Varela opôs-se aos "desmandos do poder" ao visar o hegemónico Partido Democrático do Doutor Afonso Costa. Este, era representado na Região pelo Dr. Manuel Pestana Júnior, por Francisco Correia de Herédia e pelo Dr. Vasco Gonçalves Marques, que em 1913 se emanciparam do Centro Republicano para seguirem as derivações da linha afonsista. Assim, ao contrário dos seus antigos camaradas, a voz do Capitão-Médico José Varella, movida por apaixonada mas isenta reflexão crítica, não passou à posteridade.

Este livro, que traz a lume a compilação das crónicas de José Varella, com extensa introdução, glossário e atualização ortográfica, foi organizado por Ângela Varela, sobrinha-neta do autor. É doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de Lisboa, com a tese Configurações do Poema em Prosa, editada em 2011 pela INCM. Tem publicação dispersa de ensaio, crónica e poesia, em atas universitárias, livros coletivos, revistas e jornais do Continente e do Funchal.