Festival Aqui Acolá

ir para conteudo

Cinema

Posso Olhar Por Ti

Insula

19 de Maio | 10.30h | John dos Passos

21 de Maio | 17.00h | John dos Passos

Primeira obra do actor Francisco Lobo Faria enquanto argumentista e realizador. Conta com um elenco constituído pelos actores Martim Lobo, Laura Silva, Francisca Madeira, Tiago Valente, Iago Fernandes, Matilde Gouveia e Eduarda Sousa, este filme ganhou o prémio para o melhor elenco jovem no Titan International Film Festival (Austrália).

Sinopse: Um grupo de crianças está organizado em prol de um objetivo comum. Mas qual? Para o alcançar, desenvolvem a sua veia empreendedora, exploram os seus talentos e capacidades, falham, desentendem-se, mas não desistem.

Apresentação do Making Off do Filme MÈRE

MERE

19 de Maio | 18.30h | John dos Passos

O filme relata a história de Dolores, abalada por uma demência degenerativa, enquanto a sua memória se dissipa no tempo, desvanece-se. Na esperança de recuperar recordações de um passado, os seus filhos Mário e Samuel mudam-se para a ilha da Madeira, tentando proporcionar melhores condições de vida para a sua mãe. No entanto, os dias tornam-se longos e desafiantes enquanto Dolores fica cada vez mais dependente. Filmado integralmente na Madeira.

Um filme do realizador e argumentista madeirense João Brás. MÈRE é a sua primeira longa-metragem.

Documentário - “Continuity - Hercules and Love Affair” com a presença do realizador Hugo Almeida

John dos Passos

20 de Maio | 19.00h | Centro Cultural John dos Passos

Em maio de 2022, a banda americana Hercules & Love Affair com a liderança de Andy Butler escolheu a Ponta do Sol para preparar a sua tournée mundial. O documentário “Continuity” mostra a experiência da banda ao longo de uma semana na Ponta do Sol, como se ligaram para criar o projeto “In Amber” e as descobertas transformadoras sobre eles próprios e a vida que a Ilha e a Ponta do Sol desvendaram.

Documentário e Performance Dimitra Poulos (Dança Contemporânea)

Dimitra

21 de Maio | 16.00h | Centro Cultural John dos Passos

A TEAR AND A SMILE. Inspirado no poema de Kahlil Gibran A TEAR AND A SMILE, é uma dança com a tristeza e o sentido de perda e da forma como elas coabitam com a felicidade e o amor. É o contraste entre estas entidades emocionais que vivem dentro de nós.

A TEAR AND A SMILE retrata a dicotomia destas emoções, num cenário esquecido, com movimentos inquietantes, ríspidos mas harmoniosos.

O aveludado das notas musicais que contrastam com o cenário esquecido, quebrado, sujo. O equilíbrio subjacente da expressão física com a própria história do local (MATUR) e com o poema de Kahlil Gibran, Dimitra Papathanasopoulou reúne desta forma a relação perfeita dos contrastes emotivos.

É um trabalho em formato vídeo, em género filme, onde o diálogo resulta entre o cenário envolvente com a expressividade, quer musical, quer física. Experimental, conceptual, contemporâneo, atrevido e ousado, adjetivos que caracteriza A TEAR AND A SMILE.