Pintura
Marcos Milewski
18 de Maio a 21 | Átrio Centro Cultural Jonh dos Passos | Pintura | Indoor
Marcos Milewski é um artista plástico de origem polaca e nacionalidade argentino-francesa. Nasceu em Córdoba, Argentina, em 1959.
Desde 1990, vive e trabalha no Funchal. A sua atividade desenvolve-se em várias vertentes: pintura de cavalete, muralismo, arte urbana, escultura e a experimentação com novos materiais de expressão plástica. Todas estas facetas da sua obra têm como ponto de integração um jogo constante de citação dos artistas que admira e reinterpreta num jogo infinito como: os pintores flamengos do início do Renascimento (Jan Van Eyck, PetrusChristus, Patinir), os grandes artistas do século XVII como Velásquez e Vermeer, os criadores dos séculos XX e XXI (Magritte, Escher, Hopper, Balthus, António López García, Richter, Mueck).
O seu projeto criativo procura estabelecer um diálogo entre vários momentos-chave da História da Arte e o nosso mundo contemporâneo. Desde a década de oitenta do século passado, organizou múltiplas exposições em vários países, nomeadamente Argentina, França e Portugal. Nos últimos anos, tem vindo a desenvolver intensa actividade de muralismo e Arte Urbana, especialmente concentrada na Madeira.
Exposição “Janelas” – Centro Cultural John dos Passos
A exposição tem como fio condutor o tema da janela, explorando os seus significados reais e metafóricos, de modo a convidar o espectador a decifrar as alegorias que remetem para diversas leituras da nossa contemporaneidade. Considerando que todo o quadro é, em primeiro lugar, uma janela que reflecte propostas de visão de um determinado artista, esta exposição procura questionar e jogar com as potencialidades simbólicas do tema da janela nas suas diversas vertentes tal como espelhos, écrans de computador, molduras de quadros e evidentemente janelas literais.
Sandra Baltazar
18 de Maio a 21 | Antiga Esquadra da PSP | Artes Plásticas | Indoor
Sandra Baltazar nasceu em 1997, em França, e aos 10 anos muda-se para a Ilha da Madeira, mais precisamente para o concelho da Ponta do Sol.
Desde sempre ligada às artes, já participou em vários concursos de talento e iniciativas do Município, entre outros. É licenciada em Design pela Universidade da Madeira, desde 2018, facto que aprimorou o seu gosto pela pintura e ilustração.
Carolina Marcos Caldeira
18 de Maio a 21 | Antiga Esquadra da PSP | Artes Plásticas | Indoor
Carolina Marcos Caldeira (1989) é uma artista portuguesa nascida no Funchal, ilha da Madeira. Com formação académica em ciências psicológicas, em comunicação e publicidade, tem vindo a desenvolver projetos artísticos e de investigação na qualidade de diretora criativa, produtora, autora e realizadora.
O entusiasmo pelas diferentes camadas que compõem o (seu) universo é espelhado também na diversidade de meios com que explora a sua expressão artística, frequentemente tendendo para a colagem analógica, a composição fotográfica, o filme e a poesia.
Em residência artística na Ponta do Sol, pretende trabalhar o lugar do ponto de vista cenográfico, captando ângulos característicos e que possam não ser obviamente identificáveis. A procura da poesia escondida em cada esquina é uma constante no seu trabalho e no seu quotidiano, pelo que o resultado do trabalho de residência resultará de várias viagens internas, externas e da componente do situacionismo, sobretudo.